top of page
Foto do escritorELAINE BAGGIO

LÂMPADAS SAIBA A DIFERENÇA E ONDE USA-LAS.

INCANDESCENTES-FLUORESCENTES-LED


A primeira (incandescente) emite luz quando uma corrente elétrica passa pelo filamento de tungstênio, aquele fiozinho que fica no meio da lâmpada, aquecendo os átomos que o compõem e gerando luminosidade. Já no segundo tipo (fluorescente), a luz é emitida por um gás.

LED é a sigla para Light Emitting Diode, que significa “diodo emissor de luz”. Consiste numa tecnologia de condução de luz, a partir energia elétrica. ... O sistema de iluminação com lâmpadas incandescentes, no entanto, utiliza um modelo de filamentos metálicos e descarga de gases para a produção da luz.

Diferente das lâmpadas comuns, as lâmpadas LED não possuem filamento, o que faz com que elas durem mais por não produzirem tanto calor quanto as lâmpadas que usam estes filamentos. Por dentro dessa lâmpada existe uma fita de LED que produz luz quando por ela é percorrido energia elétrica.


COMPARATIVO ENTRE AS LÂMPADAS



QUAL É A DIFERENÇA ENTRE AS LÂMPADAS.


QUAL É A DIFERENÇA ENTRE AS LÂMPADAS LED E HALÓGENAS?


Cada lâmpada é projetada para atender a determinada necessidade, conforme o tipo de atividade desenvolvida em um espaço. Por isso, é preciso estar atento às características de cada uma, pois esse detalhe vai influenciar no resultado final.

As lâmpadas LED possuem uma tecnologia mais avançada que qualquer outra, menor potência e baixo consumo de energia elétrica. Apesar da baixa potência, elas geram uma iluminação bastante eficiente.

Portanto, apesar do custo relativamente mais alto, os modelos em LED são mais duráveis, sendo também sustentáveis. Em contrapartida, as cores dos objetos ficam um pouco alteradas, pois elas emitem uma tonalidade esbranquiçada.

Já as lâmpadas halógenas, opção mais eficiente em relação às lâmpadas comuns, emitem uma luz semelhante à iluminação natural. Com isso, as cores dos objetos são vistas em tonalidade mais próxima do real. Além disso, são opções mais baratas no mercado.

Entretanto, esse tipo de lâmpada tem uma potência mais alta e gera mais calor, influenciando na temperatura do ambiente.




Comparação LED x Lâmpadas Halógenas

– Os LEDs são mais eficientes que as Lâmpadas Halógenas, pois possuem maior vida útil: basta uma lâmpada LED para 25.000 horas de iluminação.

– O LED requer o mínimo de manutenção.


As lâmpadas dicroicas halógenas possuem filamento de tungstênio, normalmente envolvido por quartzo — diferentemente das lâmpadas comuns, em que o filamento fica livre. ... Quanto às lâmpadas de LED, por sua vez, a diferença reside no fato de que a lâmpada halógena possui uma potência superior e, portanto, gera mais calor.




QUAL É A DIFERENÇA ENTRE AS LÂMPADAS PAR20 E PAR30?


A diferença entre a PAR20 e a PAR30 é em termos de potência e nível de iluminação – a segunda possui 75W, enquanto a outra, 50W. Já a diferença entre a PAR20 e a dicróica é em relação à dimensão da luminária, pois a primeira precisa de uma luminária maior, enquanto a segunda utiliza luminárias mais delicadas.

Para o uso da lampada em ambientes externos ou úmidos é indicado uso de lampadas blindadas.

















Lampadas PAR20 e PAR30 halogena e led.


ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE AS LÂMPADAS PAR, AR E DICRÓICAS.


Na maior parte das vezes nos deparamos com ambientes que não foram bem pensados na parte da iluminação. E essa é uma grande dúvida dos nossos clientes na hora de comprar a iluminação da casa.

Com tantos termos técnicos e específicos, como saber qual a solução mais adequada para cada ambiente, assim como para atingir os efeitos desejados?

A iluminação é a grande responsável por criar sensações e funcionalidade para o ambiente. Por isso, é muito importante saber o que e para quem se está iluminando.

Ambientes vivenciados por pessoas de mais idade, por exemplo, precisam de mais iluminação, assim como espaços com uso contínuo para trabalho. Sendo assim, avaliar bem a sua necessidade é o ponto de partida para a definição da proposta.


Iluminação Geral


As PAR20, as PAR30 e as dicróicas são utilizadas para iluminação geral de ambientes.

A diferença entre a PAR20 e a PAR30 é em termos de potência e nível de iluminação – a segunda possui 75W, enquanto a outra, 50W.

Além das lâmpadas PAR 20 serem mais baratas, são ótimas na potência. Então são aplicadas em basicamente quase todos ambientes, especialmente em: box de banheiro, cozinhas, lavanderias, grandes paredões, frente à roupeiros e closets. (Em geral, em locais onde queremos uma luz mais “geral”, e como essa lâmpada sempre possui em torno de 25-30 graus)

Já a diferença entre a PAR20 e a dicróica é em relação à dimensão da luminária, pois a primeira precisa de uma luminária maior, enquanto a segunda utiliza luminárias mais delicadas.





USO DAS LÂMPADAS.



DICRÓICAS


Nós também usamos muito as lâmpadas dicróicas para iluminar um quadro ou obra de arte na parede.

Basta posicioná-la entre 15 e 20 cm do eixo até a parede e consegue um efeito marcante e de destaque.







Iluminação Decorativa


Já o grupo que engloba as AR48, AR70, AR111 e as minidicróicas é utilizado para fins decorativos e de destaque.

Todas garantem um efeito direcionado e com facho de luz menor do que as citadas anteriormente – ou seja, possuem um ângulo de abertura menor. A diferença entre a AR70 e a AR111 é similar à diferença entre a PAR20 e a 30: a AR111 emite mais luz e, por isso, é indicada para pés-direitos mais altos, enquanto a AR70 é indicada para uso em pé-direito padrão.

A AR111 pode ser usada para iluminação geral de ambiente com pé direito duplo.

A AR70 normalmente atrelado à efeito cênico, e isso não quer dizer que não iluminem, Sabe aqueles Circulos de Luz causados em tapetes, mármores e até mesmo mesas de centro e aparadores? Essas lâmpadas possuem esse efeito.

As lâmpadas também se diferenciam quanto aos seus modelos, podendo ser halógenas ou de LED.

As lâmpadas de LED são bem mais ecônomicas que as halógenas e, no longo prazo, possuem uma vida útil maior. Além disso, por terem uma tecnologia mais avançada, não emitem calor, ajudando na economia da conta de luz – afinal, a necessidade do ar-condicionado diminui.



USO DAS LAMPADAS E SEUS EFEITOS




A diferença entre a AR70 e a AR111 é seu angulo de abertura, onde a AR111 emite mais luz devido ao seu espelho maior, Led maior e por isso é indicada para pés-direitos mais altos, enquanto a AR70 é indicada para uso em pé direito padrão.



LAMPÂDA PALITO


A lâmpada halógena do tipo palito possui grande versatilidade. É possível encontrá-la com diferentes potências (de 100 a 1.000W). Produz uma luz morna, uniforme e brilhante.

Uso:  é ótima para iluminar grandes áreas internas como: lojas, centro comerciais, auditórios, e estacionamentos; e pequenas áreas externas, como fachadas, outdoors e quadras esportivas.

Cuidados e Precauções:  a lâmpada emite raios ultravioleta, que causam o desbotamento de tecido, não sendo indicada para lojas de roupas. No entanto, há no mercado alguns modelos com bloqueador de raios ultra-violeta. Outro detalhe importante: não toque no bulbo (vidro) com as mãos, sempre segure a lâmpada pelas extremidades. Caso tenha tocado no bulbo limpe a lâmpada com uma flanela seca antes de instalá-la, pois a oleosidade das mãos poderá danificá-la. Deverá sempre ser instalada na posição horizontal e dentro de luminárias fechadas para evitar queimaduras ao tocar na lâmpada, devido a alta temperatura que ela atinge.







HALOPIN


É a menor lâmpada halógena de uso em tensão de rede. É encontrada nas potências 25W a 60W e sempre na cor branca. Seu efeito decorativo é marcante.

Uso:  pode ser utilizada em diversos modelos de luminárias: pendentes, arandelas e embutidos – principalmente em balizadores de escadas e corredores.Cuidados e Precauções: como a lâmpada halopin gera muito calor, mantenha sempre afastada do contato com corpo, isto é, não instale este modelo de lâmpada em locais onde facilmente possa encostar as mãos, braços e pernas.  Se a lâmpada estiver embutida o perigo é menor, mas mesmo assim tenha cuidado, pois a estrutura da luminária pode esquentar e causar queimaduras.














TIPOS DE LÂMPADAS FLUORESCENTES


Lâmpadas Fluorescentes Compactas: são indicadas para iluminação geral de ambientes residenciais e comerciais e também para iluminação decorativa por ter tamanho reduzido. Há vários modelos, a maioria dimerizável, podendo ter ou não o reator já integrado – se tiverem são chamadas de eletrônicas e caso não tenham precisarão de equipamento auxiliar para funcionar.


Lâmpadas Fluorescentes Tubulares: As tubulares retas são indicadas para iluminação geral e decorativa – alguns modelos, como a T5, são utilizadas em sancas. Há várias temperaturas de cor e necessitam de reatores. As lâmpadas de formato circular distribuem a luz de maneira uniforme e possuem design decorativo, sendo indicadas para iluminação geral. Ambas precisam de reatores para funcionar.





8.470 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page