top of page
Foto do escritorELAINE BAGGIO

TELHA ECOLÓGICA

O que são telhas ecológica?


As telhas ecológicas são fabricadas com material reciclados, como fibra de papel ou naturais. Podem ser usadas em coberturas residências e comerciais.

Esse material inovador vem para ajudar na redução da geração de resíduos e emissão de gases poluentes.

De acordo com um levantamento realizado pela Abrecon (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), são geradas diariamente 290 mil toneladas de resíduos de construção e demolição, e apenas 0,6% do material é reciclado.

Diante desse contexto, a produção de telha ecológica com materiais descartados é um passo importante para reduzir o impacto da construção civil ao meio ambiente.

As telhas ecológicas podem ser feitas de vários materiais, desde garrafa pet até embalagens tetra park.


1-Telha ecológica de fibras vegetais

2-Telha ecológica de embalagem Tetra Park

3-Telha ecológica de plástico reciclado



Vantagens


  • Alem de ser uma opção sustentável, a telha ecológica usa materiais reciclados, contribuindo com a redução de entulhos, reciclagem do lixo e a conservação do meio ambiente.

Por Exemplo: Para cobrir uma casa de 100 m² (com 80 telhas), cerca de 160 mil caixinhas deixam se ser jogadas em aterros ou no meio ambiente.

  • As telhas ecológicas reduzem o uso de alguns materiais comuns na criação de coberturas, como madeira, água e concreto.

  • Apesar de ser um material mais leve, a telha ecológica apresenta resistência a quedas de objetos, goteiras e infiltrações.

  • Telhas ecológicas são mais leves e fáceis de serem fixadas na estrutura do telhado. Dessa forma, a instalação exige menos mão de obra e é mais rápida.

  • As telhas ecológicas de tetra park ajudam a manter a temperatura agradável, pois as partes de alumínio refletem os raios solares.

  • Quando comparadas com as telhas de fibrocimento, as telhas ecológicas melhoram o conforto térmicoem até 50%.Para garantir um bom resultado da telha ecológica, é recomendado incluir mantas térmicas ou isolantes na cobertura. Elas também garantem conforto acústico e impermeabilização do telhado.


Desvantagens


  • Por necessitar de instalação diferenciada é necessário a contratação de mão de obra especializada.

  • A estética não agrada muito os clientes.


1-Telha ecológica de fibras vegetais.


São fabricadas a partir de resíduos de fibras vegetais, seja de madeiras, como pinho e eucalipto, seja de não-madeiras, como bananeira e coco. Também existem materiais feitos de fibra de celulose, extraída de papel reciclado. É ecológica, de fácil manuseio, prática na instalação, dá leveza à estrutura do telhado, resistente, com baixa transmissão de calor e som e dura tanto quanto o amianto. A grande diferença é que o amianto, fibra mineral usada na fabricação das telhas convencionais, é um material perigoso, pois pode causar problemas respiratórios, assim como câncer no pulmão. Além disso, as telhas são impermeabilizadas com betume e protegidas por uma resina especial, contra raios UV, o que preserva a cor do produto e impede a escamação da superfície, o que é comum nas telhas multicamadas. Esse tipo de telhas trazem muitas vantagens, tanto para o consumidor quanto para o meio ambiente e, por isso, os produtos sustentáveis estão ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas. Na compra de materiais de construção, prefira produtos ecologicamente corretos, unindo o útil ao agradável: benefícios para você e para o meio ambiente!




2-Telha ecológica de embalagem Tetra Park


Além de ideais para coberturas de residências e galpões, assim como barracões e canteiros de obra, a telha ecológica é certamente muito mais resistente que as telhas convencionais, como as de fibrocimento, por exemplo. Sobretudo, podem receber cargas de até 150 kg/m² , além de poderem ser derrubadas sem trincar ou quebrar, ainda que seja de lugares altos. Além disso, ela reduz de 50% a 90% a temperatura ambiente, isto é, dependendo do tipo da telha e maneira de instalação.

Estas telhas são produzidas com manta térmica, portanto, possuem revestimento em alumínio na parte superior. Com intuito de expelir os raios de sol, assim que tocados nas telhas ecológicas, por isso mantendo a temperatura ambiente. Assim sendo, podem reduzir até 90% a temperatura do local.

Esse tipo de telha ecológica é produzida com alumínio, pet, polietileno e polinylon.



3-Telha ecológica de plástico reciclado


Estas telhas tem muitas vantagens sobre as telhas comuns. O primeiro ponto é que a produção de telhas tradicionais de barro costuma não ser ecologicamente correta. Áreas grandes são devastadas pra tirar a matéria prima da telha de barro e muitas indústrias de pequeno porte utilizam madeira e lenha de origem ilegal para abastecer os fornos. No caso da telha ecologicamente correta o processo retira da natureza embalagens de plástico que seriam jogadas no lixo feita de plástico reciclado. Além disso o custo do metro quadrado da telha de plástico é menor e a durabilidade da telha de plástico chega a ser 5 vezes maior que a das telhas tradicionais.

Outra grande vantagem da telha de plástico é o seu peso. Um metro quadrado de telha de plástico costuma pesar 6kg e isto significa 10 vezes menos que as telhas comuns. Dessa forma você pode economizar ainda mais dinheiro já que vai precisar de uma estrutura menos reforçada para suportar o peso do telhado. Estima-se que é necessário 3 vezes menos estrutura para sustentar telhas de plástico e a instalação é limpa, rápida e com menos mão de obra. E na hora de instalar telhas tradicionais muitas acabam sendo quebradas aumentando o desperdício e isto não ocorre com telhas de plástico. Uma desvantagem das telhas de barro é aquela formação de limo, fungos e mofo que muda a cor da telha com o passar do tempo e o contato com a umidade. Com as telhas de plástico isto não acontece.


82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page